economia

Encomendas de bens duráveis dos EUA avançam 4,4% em julho ante junho

As encomendas de bens duráveis tiveram crescimento de 4,4% em julho nos Estados Unidos, na comparação com o mês anterior e após ajustes sazonais, informou nesta quinta-feira o Departamento do Comércio. O resultado veio melhor que a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, de alta de 3,2%. Excetuando-se automóveis, o avanço mensal foi de 1,5%.

As encomendas de bens duráveis de junho, por outro lado, foram revisadas em baixa, para uma queda mensal de 4,2% (de 3,9% antes calculado).

Os números mais recentes sinalizam que o setor manufatureiro pode continuar a se estabilizar nos EUA, durante o segundo semestre. Nos sete primeiros meses do ano, as encomendas de bens duráveis tiveram queda de 0,9%, na comparação com igual período de 2015.

Os dados sugerem que o setor manufatureiro se firma no segundo semestre. O relatório mais recente traz dados do primeiro mês completo após a votação no Reino Unido pela saída do país da União Europeia. Após a votação, o dólar se fortaleceu ante a libra e o euro, mas a moeda voltou a recuar desde o fim de julho.

A alta nas encomendas em julho foram puxadas pela demanda robusta por equipamentos do setor de transporte, que teve alta de 10,5% nas encomendas. Excluindo-se o setor de defesa, houve alta mensal de 3,8% nas encomendas em julho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo