Empresas precisam interagir

O professor David Coperrider, criador do processo de mudança organizacional chamado Investigação Apreciativa, chegou ontem em Curitiba para participar da Conferência Internacional “Liderança Para a Vida e Prosperidade Sustentável” (Bawb), que acontece até sábado, no Cietep. Ao lado do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o especialista americano defendeu a necessidade de o chamado mundo dos negócios passar a desempenhar um papel mais influente em tudo que determina o bem-estar das pessoas.

Para Coperrider as empresas podem ser lucrativas e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente responsáveis. O conceito está sendo construído a partir de uma longa pesquisa mundial que ele próprio vem aplicando com entrevistas em países dos vários continentes, onde se identifica especialmente as inovações organizacionais.

Nestas entrevistas ele tem percebido três pontos fundamentais: quando se faz o bem, os negócios também vão bem; o esforço ecológico leva a bons negócios, sobretudo ao desenvolvimento; e por fim, o surgimento de uma nova definição de riqueza, que leva em consideração principalmente o bem-estar de todos. A base desse novo conceito seria tripla: pessoas, lucratividade e saúde do planeta.

Um exemplo brasileiro, citado por Coperrider, foi a aplicação do método Investigação Apreciativa – que estará apresentando publicamente pela primeira vez no país na indústria Nutrimental (única empresa até o momento no Brasil a aplicar a metodologia). Foram quatro dias de imersão de aproximadamente mil pessoas (funcionários de todos os escalões, clientes, o prefeito de São José dos Pinhais e demais interessados da comunidade).

Rocha Loures, fundador da Nutrimental, admitiu que a empresa, a partir da aplicação da Investigação Apreciativa, passou a funcionar bem melhor. “A metodologia viabiliza a cultura da colaboração entre todos os funcionários, mesmo em diferentes níveis, porque os objetivos foram traçados por todos”.

Loures explica que pretende aplicar a metodologia na Fiep durante sua gestão. “Não é coincidência a realização dessas conferências internacionais aqui em Curitiba e no Cietep. É um primeiro momento nessa direção. Mais de mil pessoas, de empresas e da Federação das Indústrias, estarão reunidas nos próximos dias tomando contato com essas idéias”. Inscrições: (41) 223-2311.

Voltar ao topo