Empresas precisam ?aprender? sempre

?Nós sempre estamos no processo da descoberta da verdade, pois ninguém detém a verdade absoluta. Isso vale para cada um de nós e principalmente para as empresas.? A afirmação é do professor da Baldwin-Wallace College, Harry Bury, especialista em comportamento nas empresas e consultor internacional. Ele está em Curitiba para lecionar disciplinas aos alunos de MBA Semi-Internacional Executivo em Management, promovido em parceria pela UniFae Centro Universitário e a Baldwin-Wallace.

Segundo o especialista, se achar o dono da verdade é um grande erro cometido pelas empresas. Além da aprendizagem constante, Bury defende outras três premissas fundamentais dentro das organizações. Entre elas, uma nova visão com foco nas experiências bem-sucedidas ao invés dos problemas. ?A maioria das organizações do mundo trabalha com a visão de déficit, e sempre contrata um consultor para consertar o que está errado. Mas na nova visão de mundo, o que mais importa é identificar o que é bom e aperfeiçoá-lo?, ponderou.

Outra premissa defendida por Harry Bury é que as organizações precisam abandonar a idéia de competir e passar a cooperar. Ele comparou esse pensamento ao corpo humano, em que todas as partes têm funções diferentes, mas pertencem a apenas um corpo. ?Precisamos mudar a idéia de ganha x ganha, pois nós só competimos com nós mesmos?, falou. O especialista afirmou também que todas as ações negativas dentro de uma empresa precisam ser vistas com outros olhos, já que na grande maioria das vezes o erro é cometido por alguém que pensa estar fazendo o certo.

?Nesse caso o importante é educar o funcionário, fazer um acompanhamento da sua carreira para ver se não está na função errada?, disse. Bury acredita que a ciência e espiritualidade estão cada vez mais emergentes nas organizações, assim como a necessidade de ouvir as pessoas ao invés de apenas ?saber quem é o culpado e se livrar dele?.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.