Empresas podem pegar talão do ISS pela internet

A Prefeitura de Curitiba anuncia mais um serviço para facilitar a vida dos contribuintes. De agora em diante, empresas prestadoras de serviços, contadores e escritórios de contabilidade podem obter via internet os talões do Imposto Sobre Serviços (ISS) Auto Lançado referente ao exercício de 2004. O sistema, em operação desde sexta-feira, dispensa os contribuintes da necessidade de irem até a Prefeitura para buscar os talões do imposto.

“Isso significa mais agilidade e mais conforto para esses contribuintes, que não precisam enfrentar filas e tempo de espera para atendimento no balcão da Prefeitura”, disse o secretário municipal de Finanças, Carlos Alberto Carvalho.

Ele lembra que é justamente nesta época do ano que aumentam as filas de contribuintes do ISS no prédio da Prefeitura e nos núcleos da Secretaria de Finanças nas Ruas da Cidadania.

Os contribuintes precisam providenciar os talões para o primeiro pagamento do ano, relativo ao movimento de janeiro, cujo prazo de recolhimento vence em 10 de fevereiro. Desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), o sistema permite obter na internet o mesmo talão que seria pego na Prefeitura. Basta acessar a página da Prefeitura na internet, no endereço www.curitiba.pr.gov.br

Em seguida, clicar em tributos e, depois, em ISS com inscrição municipal. É preciso informar o número fiscal da empresa. Daí é só acrescentar os dados da empresa, imprimir e pagar na rede bancária, normalmente.

No ano passado, 56.483 talões do ISS Auto Lançado foram impressos pela Prefeitura para ser entregue às empresas, nos balcões da Secretaria de Finanças. Neste ano, ficarão disponíveis na na página da Prefeitura informações de 62 mil contribuintes sujeitos ao recolhimento do ISS Auto.

Segundo a diretora técnica do ICI, Margarete Tokikawa Casagrande, esses contribuintes podem entrar na internet e obter o talão do ISS com as 12 parcelas para recolhimento durante o ano, ou emitir o Documento de Arrecadação Fiscal (DAM), referente apenas ao mês desejado. “Na emissão do DAM os valores do imposto já são calculados pelo sistema. Se o recolhimento estiver atrasado, até mesmo os acréscimo são calculados”, explica Margarete.

“Podemos afirmar que Curitiba é hoje uma das cidades mais avançadas do Brasil no que se refere a informatização e oferta de serviços para o cidadão via internet”, diz a diretora do ICI.

Voltar ao topo