Empresas municipais que dão certo

Muitas vezes o serviço público no Brasil é alvo de várias críticas. Todavia, no Paraná há empresas municipais que dão exemplo em organização. O resultado disto são preços competitivos e serviços de boa qualidade. Entre essas empresas, destaque para a Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Ibiporã e a Sercomtel Telecomunicações S.A., de Londrina.

A Cocel foi criada em 1968. Ela compra energia da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e distribui em 29.900 pontos de entrega no município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O diretor-presidente da empresa, Rubens Mazzon, contou que a Cocel pratica o quarto preço mais barato do Brasil. Ele explicou que o segredo para este preço é uma administração enxuta com poucas diretorias. Mazzon elogiou a reverticalização da Copel. A Cocel é uma empresa de economia mista, com 99,6% das ações pertencente ao município e 0,4% a pequenos acionistas. Em 2002 teve R$2,3 milhões de lucro líquido.

Saneamento

O Samae de Ibiporã é a primeira autarquia municipal a ganhar o Prêmio Nacional Qualidade em Saneamento (PNQS), em 2000. A empresa capta as águas do Ribeirão Jacutinga e as trata para abastecer os 45 mil habitantes da cidade. O diretor-presidente do Samae, Jurandir Santos Barduco, explicou que o Samae foi inaugurado em 31 de março de 1971. A lei que o institui foi de 6 de dezembro de 1968. “Antes existia apenas um departamento de água e esgoto da Prefeitura. Com o apoio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) foi feito um empréstimo de US$216 mil – pagos em dezesseis anos -, que ajudou a criar toda a estrutura utilizada pelo Samae. Outros 33 municípios do Estado têm serviços similares ao daqui”, contou Barduco. Ele destacou que a taxa mínima cobrada pela empresa hoje é de R$8,50 por 10 metros cúbicos d?água. “Este valor é quase um terço do cobrado por outras empresas de saneamento”, salientou, destacando que o preço só é baixo devido ao fato do dinheiro arrecadado ser revertido na integridade à continuidade do processo.

Sercomtel

A vida da empresa londrinense que trabalha com todas as atividades ligadas à telefonia é marcada pelo pioneirismo. Em 1985, foi a primeira empresa a trabalhar com centrais digitais na telefonia fixa no Brasil. Em 1992, foi a uma das primeiras do Brasil e a primeira do interior a disponibilizar o serviço de telefonia móvel. Já em 1996, também foi a primeira a contar com o serviço de telefonia celular digital. Hoje a Sercontel atende 160 mil clientes na telefonia fixa e 80 mil na digital. Sua área de atuação abrange Londrina e Tamarana. “Cumprimos as metas da Anatel e devemos expandir o serviço para Cambé e Ibiporã ainda no primeiro trimestre”, contou o diretor de marketing da Sercontel, Adriano do Espírito Santo. A empresa foi criada como uma autarquia do município em 1968 e hoje é uma sociedade anônima. Hoje, 55% da Sercomtel pertencem ao município de Londrina e 45% à Copel.

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