Até o dia 14 de outubro Curitiba será palco para debates sobre um setor econômico de grande impacto e relevância, a limpeza profissional. A cidade sedia simultaneamente três eventos: o 19º Congresso Internacional da World Federation of Bulding Service Contractors (WFBSC), a 22ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação, e o 23º ENEAC – Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação que, juntos, devem reunir cerca de 5.000 participantes.

continua após a publicidade

Na solenidade de abertura, realizada nesta quarta-feira (10/10), o empresário paranaense e presidente da WFBSC, Adonai Aires de Arruda, apresentou dados mundiais sobre o setor. Empresas de treze países, associadas à WFBSC, empregam cerca de 17,5 milhões de pessoas.

“O mundo está repleto de profissionais ligados a empresas de limpeza e conservação, por isso estamos unidos em torno do objetivo de demonstrar responsabilidades na qualidade industrial e no desenvolvimento sustentável”, declarou Arruda.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (FEBRAC), Ricardo Costa Garcia, apresentou dados nacionais informando que no Brasil existem mais de 13 mil empresas prestadoras de serviços, gerando cerca de 1,6 milhão de empregos formais.

continua após a publicidade

A movimentação financeira em 2011 chegou a R$ 32 bilhões. Garcia anunciou ainda que, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, o segmento de Asseio e Conservação é o terceiro maior empregador no Brasil.

Segundo o presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), Romilton Santos, o Brasil hoje está maduro e com a economia elevada, afirmando sua capacidade de desenvolvimento. “Justamente por esse patamar elevado, abriremos grandes oportunidades neste congresso, que será um verdadeiro showroom da limpeza mundial”, decalrou Santos.

continua após a publicidade

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac/PR, Darci Piana, o encontro afeta não só o setor de limpeza, mas todos os demais que indiretamente usufruem de asseio e conservação.

“Daqui a quatro dias, os resultados serão outros, muito melhores, pois todos ganham com um evento como este, empresários, prestadores de serviços e, principalmente, os que trabalham neste segmento”, afirmou Piana.

O presidente da Eméritos e representante da delegação japonesa, Hideo Shirozaki, fez a leitura de um ofício enviado pelo ministério da saúde do Japão, sobre a importância da participação do segmento de asseio e conservação para gerar empregos e reconstruir o país, após os desastres naturais que o assolaram.

“Nós buscamos novamente o desenvolvimento e com isso o número de pessoas que trabalham na área aumenta cada vez mais. Sendo assim, a participação neste evento é muito importante para o Japão. É válida a troca de conhecimento e experiência no setor, aumentando as amizades e as oportunidades de negócios entre nós”, reportou Shirozaki.

Por se tratar de um setor diferenciado, com novas tecnologias e processos voltados ao uso adequado dos recursos naturais, o tema do 19º WFBSC é “Água, sua importância na limpeza sustentável”, mantendo presente a preocupação das organizações mundiais com o meio ambiente, além de fazer uma combinação estratégica com Curitiba, considerada a cidade ecológica, e com o Brasil, já que estão concentrados aqui 12% dos recursos hídricos mundiais.

A solenidade foi realizada no Teatro Positivo e também contou com a presença do vice-governador, Flávio Arns, deputado federal, Laércio de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e outras autoridades nacionais e internacionais.

O evento contou com a apresentação do Quinteto Brandão – que tocou músicas de Tom Jobim, ,Villa Lobos e outros compositores da MPB, e com a participação da escola de samba curitibana Embaixadores da Alegria.

Higiexpo traz lançamentos de mais de 50 empresas nacionais e internacionais

Na noite desta quarta-feira (10/10) também foi realizada a abertura oficial da 22ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação. Cerca de 2 mil pessoas visitaram a feira que segue até dia 13 de outubro em Curitiba. A visitação é gratuita.

A Higiexpo é a feira mais tradicional do segmento e reúne as principais empresas do setor. É promovida pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP). Ao todo são 52 empresas expositoras nacionais e internacionais.

Uma das principais características do evento é realização de lançamentos de equipamentos e de produtos para higiene e limpeza profissional. Por isso, nesta edição, além do pavilhão de exposições, haverá uma área externa criada especialmente para a demonstração de equipamentos.

É a primeira vez que máquinas de médio e grande porte são trazidas à Higiexpo e colocadas à disposição do público para testes. Cinco empresas participam: Diversey, Karcher, Indústrias Becker, Alfa Tennant e Leone Equipamentos.

Serviço

19º Congresso Internacional da WFBSC e 23º ENEAC

Datas: 10 a 14 de outubro de 2012

Local: Expo Unimed Curitiba – Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR

22ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental

Datas: 10 a 13 de outubro de 2012

Horário: 9h às 18h

Entrada: Gratuita

Local: Expo Unimed Curitiba – Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR

Site: www.wfbsc2012.com