Até o dia 14 de outubro Curitiba será palco para debates sobre um setor econômico de grande impacto e relevância, a limpeza profissional. A cidade sedia simultaneamente três eventos: o 19º Congresso Internacional da World Federation of Bulding Service Contractors (WFBSC), a 22ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação, e o 23º ENEAC – Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação que, juntos, devem reunir cerca de 5.000 participantes.

Na solenidade de abertura, realizada nesta quarta-feira (10/10), o empresário paranaense e presidente da WFBSC, Adonai Aires de Arruda, apresentou dados mundiais sobre o setor. Empresas de treze países, associadas à WFBSC, empregam cerca de 17,5 milhões de pessoas.

“O mundo está repleto de profissionais ligados a empresas de limpeza e conservação, por isso estamos unidos em torno do objetivo de demonstrar responsabilidades na qualidade industrial e no desenvolvimento sustentável”, declarou Arruda.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (FEBRAC), Ricardo Costa Garcia, apresentou dados nacionais informando que no Brasil existem mais de 13 mil empresas prestadoras de serviços, gerando cerca de 1,6 milhão de empregos formais.

A movimentação financeira em 2011 chegou a R$ 32 bilhões. Garcia anunciou ainda que, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, o segmento de Asseio e Conservação é o terceiro maior empregador no Brasil.

Segundo o presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), Romilton Santos, o Brasil hoje está maduro e com a economia elevada, afirmando sua capacidade de desenvolvimento. “Justamente por esse patamar elevado, abriremos grandes oportunidades neste congresso, que será um verdadeiro showroom da limpeza mundial”, decalrou Santos.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac/PR, Darci Piana, o encontro afeta não só o setor de limpeza, mas todos os demais que indiretamente usufruem de asseio e conservação.

“Daqui a quatro dias, os resultados serão outros, muito melhores, pois todos ganham com um evento como este, empresários, prestadores de serviços e, principalmente, os que trabalham neste segmento”, afirmou Piana.

O presidente da Eméritos e representante da delegação japonesa, Hideo Shirozaki, fez a leitura de um ofício enviado pelo ministério da saúde do Japão, sobre a importância da participação do segmento de asseio e conservação para gerar empregos e reconstruir o país, após os desastres naturais que o assolaram.

“Nós buscamos novamente o desenvolvimento e com isso o número de pessoas que trabalham na área aumenta cada vez mais. Sendo assim, a participação neste evento é muito importante para o Japão. É válida a troca de conhecimento e experiência no setor, aumentando as amizades e as oportunidades de negócios entre nós”, reportou Shirozaki.

Por se tratar de um setor diferenciado, com novas tecnologias e processos voltados ao uso adequado dos recursos naturais, o tema do 19º WFBSC é “Água, sua importância na limpeza sustentável”, mantendo presente a preocupação das organizações mundiais com o meio ambiente, além de fazer uma combinação estratégica com Curitiba, considerada a cidade ecológica, e com o Brasil, já que estão concentrados aqui 12% dos recursos hídricos mundiais.

A solenidade foi realizada no Teatro Positivo e também contou com a presença do vice-governador, Flávio Arns, deputado federal, Laércio de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e outras autoridades nacionais e internacionais.

O evento contou com a apresentação do Quinteto Brandão – que tocou músicas de Tom Jobim, ,Villa Lobos e outros compositores da MPB, e com a participação da escola de samba curitibana Embaixadores da Alegria.

Higiexpo traz lançamentos de mais de 50 empresas nacionais e internacionais

Na noite desta quarta-feira (10/10) também foi realizada a abertura oficial da 22ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação. Cerca de 2 mil pessoas visitaram a feira que segue até dia 13 de outubro em Curitiba. A visitação é gratuita.

A Higiexpo é a feira mais tradicional do segmento e reúne as principais empresas do setor. É promovida pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP). Ao todo são 52 empresas expositoras nacionais e internacionais.

Uma das principais características do evento é realização de lançamentos de equipamentos e de produtos para higiene e limpeza profissional. Por isso, nesta edição, além do pavilhão de exposições, haverá uma área externa criada especialmente para a demonstração de equipamentos.

É a primeira vez que máquinas de médio e grande porte são trazidas à Higiexpo e colocadas à disposição do público para testes. Cinco empresas participam: Diversey, Karcher, Indústrias Becker, Alfa Tennant e Leone Equipamentos.

Serviço

19º Congresso Internacional da WFBSC e 23º ENEAC

Datas: 10 a 14 de outubro de 2012

Local: Expo Unimed Curitiba – Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR

22ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental

Datas: 10 a 13 de outubro de 2012

Horário: 9h às 18h

Entrada: Gratuita

Local: Expo Unimed Curitiba – Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR

Site: www.wfbsc2012.com