Empresas aproveitam o início do ano para renovar quadro de estagiários

Diversas empresas paranaenses começam o ano renovando seu quadro funcional de estagiários e abrindo oportunidades para estudantes. Indústrias e empresas prestadoras de serviços, cadastradas no IEL Estágio do Paraná ofertam, neste início de ano, cerca de 500 vagas para estudantes de administração, engenharias tecnologia, informática, entre outros, em todo o Estado. Somente para Curitiba, uma única empresa parceira do IEL abriu mais 50 vagas para contratação imediata de estagiários das áreas de administração e comunicação.   

?As indústrias paranaenses têm olhado o estágio com atenção especial. Grandes corporações passaram a ver o estagiário como um promissor talento para o futuro da empresa, que contribui com conhecimento renovado e espírito empreendedor?, explica a coordenadora de relacionamento de mercado do IEL Estágio, Emmanuele Spaine, ressaltando que em 2008 o IEL pretende ampliar o número de vagas ofertadas e de estagiários efetivos em empresas.

Uma das empresas que procura estagiários é a Barion, indústria de wafers e chocolates, de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o coordenador de recursos humanos, Anacleto Alves Neto, foram criadas três novas vagas neste início de ano, para suprir a necessidade de mão-de-obra na empresa. ?O início de ano é uma ótima oportunidade para buscar estágio. Em nossa empresa, sempre abrimos vagas, pois muitos estagiários encerram o contrato em dezembro e temos que repor?, afirma.

Já a Cocelpa, indústria de papel de Curitiba, que tem fábricas em Araucária, CIC, São José dos Pinhais e João Pessoa, na Paraíba, procura estagiários de Direito. ?O estágio é de extrema importância para a empresa, porque estamos formando um profissional que começa nas atividades de base e que futuramente poderá fazer parte do quadro efetivo de funcionários?, afirma a analista de gestão de pessoas da empresa, Michele Mendes.

?Uma das vagas abertas recentemente, e ocupada no início de janeiro, foi de um ex-estagiário que trabalhava na área de laboratório e foi contratado?, diz.

Em 2007, mais de 9 mil alunos conseguiram estágio no Paraná por intermédio do IEL. No mesmo período de 2006, foram 7.983 estudantes. As empresas e estudantes interessados devem fazer o cadastro no IEL através do site www.ielpr.org.br.

Evolução

Há três anos, o IEL Estágio reformulou sua política de trabalho para melhor atender a demanda das indústrias. Neste novo formato, os estudantes cadastrados passam por uma avaliação de perfil técnico acadêmico, comportamental, habilidades, potencialidades e áreas de interesse antes de serem encaminhados para a vaga. São quatro tipos de seleção que levam em conta desde o currículo até habilidades específicas do candidato.

?Este sistema de recrutamento e seleção dos estudantes, focado nas necessidades da empresa, diminuiu a rotatividade dos estagiários e a rescisão de contratos. Isso reflete no índice de efetivação dos estagiários nas indústrias?, completa Emmanuele.

Voltar ao topo