Empresários questionam cobrança telefônica

Diversos donos de estabelecimentos comerciais de Curitiba foram, nos últimos meses, surpreendidos pelo valor da conta telefônica cobrada pela Brasil Telecom. Muitos receberam na fatura a cobrança de uma tarifa de R$ 42,96 especificada como “serviços de outras empresas”. Ao ligarem para reclamar, são informados pela telefônica que a cobrança, na verdade, é relativa a ligações feitas ao serviço Disque-Amizade.

“Nunca ninguém ligou para o Disque-Amizade de meu escritório e mesmo assim a cobrança veio especificada na conta telefônica”, conta o empresário René Aichner. “R$ 42,96 é um valor bastante alto e cobrado irregularmente. O engraçado é que meu filho, que também tem um escritório e nunca utilizou o serviço, também recebeu a cobrança e no mesmo valor. Nas duas contas está especificado que as ligações para o Disque-Amizade foram feitas no último dia 30 de julho. A única diferença é que na minha conta são indicadas onze seqüências de ligações e na dele 32.”

No prédio em que René trabalha, localizado na Rua Dr. Muricy, diversos escritórios receberam a cobrança. O empresário Richard Schwaner, que ocupa uma sala no décimo primeiro andar, conta que chegou a suspeitar que algum de seus funcionários pudesse ter feito as ligações, gerando constrangimentos dentro do escritório. “Quando a tarifa chegou, foi uma grande surpresa o valor da conta”, lembra. “O curioso é que a cobrança dos tais ?serviços de outras empresas? vem no meio de uma série de outras cobranças regulares. Se a pessoa não conferir uma por uma as cobranças acaba pagando o valor sem nem perceber que está pagando por um serviço que não utilizou.”

Os empresários contam que ligaram para a Brasil Telecom reclamando. Foram informados de que as contas seriam verificadas e que, se o erro na cobrança fosse comprovado, nova fatura seria emitida, porém até agora nada foi feito. “Paguei a conta e me informaram que eu seria reembolsado. Entretanto, até agora, isto não aconteceu”, afirma Richard.

Brasil Telecom

A Brasil Telecom informou que o Disque-Amizade não é de sua responsabilidade, sendo oferecido por uma empresa terceira. O responsável pelo serviço, Israel Puzzi, informa que as reclamações estão ocorrendo porque, em meados de outubro, houve mudanças no sistema de funcionamento do Disque-Amizade. Antes, cobrava-se R$ 3,58 por minuto que a pessoa se mantinha ligada ao serviço conversando com outro usuário. Com as mudanças, passou-se a cobrar uma taxa única de R$ 42,96 por ligação, independente do tempo que a pessoa que ligou passasse ao telefone. “Agumas pessoas passavam mais de uma hora no telefone e reclamavam que a conta vinha muito alta. Então, resolvemos unificar a tarifa”, explica Israel.

Ele questiona o fato de as ligações cobradas não terem sido efetuadas. “Muitas vezes, quem paga a conta não foi quem fez as ligações e passa a questioná-las, descobrindo depois que elas foram feitas de seu telefone mas por terceiros”, alegou. Israel aconselha as pessoas que se sentirem lesadas a procurarem a Brasil Telecom e solicitarem uma revisão na conta telefônica.

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