A visão negativa dos empresários sobre a situação atual da economia brasileira foi influenciada por uma redução na parcela do empresariado que avalia como boa a situação dos negócios. É o que revela a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que anunciou o Índice de Confiança da Indústria (ICI), que teve queda 2,1% em janeiro ante dezembro do ano passado.

continua após a publicidade

Dentro do ICC, o Índice da Situação Atual (ISA), um dos componentes do indicador total, teve queda de 4,6% em janeiro. Esse resultado sofreu o impacto das respostas dos empresários sobre o andamento de seus negócios. Na passagem do indicador de dezembro para janeiro, "a proporção dos que avaliam a situação (dos negócios) como boa reduziu-se de 39,7% para 33,2%; e a dos que a consideram ruim aumentou de 7,3% para 8,1%", segundo o comunicado da instituição.

Ainda segundo a FGV, dos quesitos integrantes do índice de confiança que retratam o momento atual, os indicadores de demanda e de estoques ficaram estáveis em janeiro.

Em relação aos próximos meses, as previsões sinalizam continuidade do crescimento produtivo – apesar dos empresários se mostrarem "mais cautelosos ao tentarem prever (os negócios) para um horizonte mais longo", de acordo com avaliação da fundação. "Das 1.079 empresas consultadas, 54% projetam melhora da situação dos negócios nos próximos seis meses e 6,3%, piora. Em outubro, essas proporções eram de 61,4% e 4,1%, respectivamente", esclareceu a fundação, em comunicado.

continua após a publicidade