Empresários devem decidir logo se aderem ao Super Simples, diz analista

Brasília – Os micro e pequenos empresários têm até as 20h desta quinta-feira (31), no horário de Brasília, para aderir ou pedir exclusão do Simples Nacional, o super simples. A analista da área de Políticas Públicas do Sebrae do Rio de Janeiro, Juliana Loman, alerta os empresários que ainda não se decidiram que façam as contas para saber se é viável aderir ou continuar no sistema de tributação. De acordo com o Cômite Gestor do Simples Nacional, não haverá prorrogação da data limite.

?Cabe à empresa, ao empresário, fazer o cálculo e comparar com as outras opções de tributação, como por exemplo o Lucro Real e o Lucro Presumido, para saber se vale a pena aderir ou continuar no Simples Nacional?, disse a analista. No site do Sebrae um simulador ajuda os empresários a escolher o melhor sistema para a empresa. O simulador elabora relatórios nos três tipos de tributação – Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Assim os empresários podem comparar e escolher com mais tranqüilidade.

Até a noite de ontem (30), a Receita Federal recebeu pouco mais de 231 mil pedidos de adesão ao Simples Nacional. O Super Simples, como também é conhecido, unificou oito impostos (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social) em uma única cobrança.

Para fazer o pedido de inclusão ou exclusão do Super Simples os empresários devem acessar o site do Simples Nacional. As empresas em início de atividade podem pedir inclusão no sistema de arrecadação unificado ao longo do ano.

Voltar ao topo