Empresários debatem competitividade

?Competitividade da Micro e Pequena Empresa?. Com este tema começa na próxima quarta-feira, 12, no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu, a XVII Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). São aguardadas pelo menos duas mil e quinhentas pessoas, número que se registrado vai bater o recorde da edição anterior, quando duas mil e duzentas pessoas participaram dos debates e discussões.

Dentre os palestrantes do evento destacam-se Vicente Donini, da Marisol, Miguel Krigsner, de O Boticário, Oriovisto Guimarães, do Grupo Positivo, e David Camelô, ex-colhedor de cana-de-açúcar que começou a carreira de empresário com apenas 12 reais emprestados para a compra de um remédio para sua esposa. Destaque também para a palestra do mágico Dalmir Sant?Anna, que promete despertar a motivação na vida profissional dos participantes do maior encontro empresarial do Estado.

Além de temas que envolvem segurança de crédito no comércio, estímulo à exportação, desburocratização da vida empresarial e demais questões que interferem no seu dia-a-dia, neste ano a convenção irá proporcionar também um encontro entre associações comerciais, agências de Desenvolvimento Regional, prefeitos e demais autoridades políticas. O objetivo é buscar caminhos para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico local, com sinergia entre o poder público e a iniciativa privada.

?Importante esclarecer que a convenção não se encerra em si mesma. Deste encontro de líderes nascem soluções para a competitividade das micros e pequenas empresas, que são levadas por presidentes e executivos de associações comerciais até as suas comunidades?, enfatiza Ardisson Naim Akel, presidente da Faciap, lembrando que as pequenas empresas estão desafiadas por um mercado cada vez mais competitivo.

 ?A globalização da economia traz produtos do mundo todo para as prateleiras do mercado brasileiro e as grandes companhias competem com escalas de produção e inovação tecnológica ainda maiores, oferecendo produtos extremamente atraentes ao consumidor?, esclarece o presidente. ?De outro lado temos as empresas da economia informal, que trabalham com preços baixos porque estão à margem dos custos tributários e operacionais da atividade normal?, enfatiza ele, mais do que justificando a escolha do tema para a convenção de 2007.

Durante o evento, também será discutido o ferramental que o Sistema de Associações Comerciais oferece para as empresas desempenharem melhor seu trabalho, dentre eles: Serviço de Proteção ao Crédito, Cooperativas de Crédito (Sicoob), além de programas como Empreender, desenvolvido em parceria com o Sebrae. Também serão apresentadas atividades ofertadas às empresas na área de comércio exterior, estágios remunerados, mediação e arbitragem, responsabilidade social e ambiental da empresa.

Interessados poderão fazer sua inscrição na data e local do evento, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em Foz do Iguaçu. Mais informações no site: www.faciap.org.br ou pelo telefone (41) 8848-3563. 

Voltar ao topo