Empresário paranaense do comércio está otimista

Investimentos em instalações e novas contratações estão entre as pretensões dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná para o ano de 2008.

Esses investimentos estão intimamente ligados ao otimismo do setor, pois mais de 88% dos empresários afirmam que venderão mais no primeiro semestre desse ano. Pelo menos é o que revela a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, realizada pela Federação do Comércio do Paraná.

A sondagem, feita nos últimos meses de 2007, foi a que apresentou o índice mais positivo desde a implantação da pesquisa, que está na sua décima terceira edição.

A pesquisa é realizada semestralmente e tem, entre seus objetivos, identificar as expectativas dos empresários em relação ao setor e seu próprio desempenho. 88,08% dos pesquisados afirmam que terão vendas superiores às registradas no primeiro semestre de 2007, 6,22% desfavoráveis e 5,7% não se posicionaram. Entre os que apostam no desempenho positivo, 52,35% acreditam em um crescimento entre 5% a 10% nas vendas. Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana o resultado da pesquisa demonstra que o empresário do comércio está confiante quanto ao desempenho do seu negócio, e que isso irá representar novos investimentos e geração de mais empregos no setor.

Entre os motivos que explicam o otimismo dos empresários estão a manutenção da taxa de inflação, redução gradativa dos juros, oferta crescente de crédito interno, economia mundial aquecida e melhoria no agronegócio. Em relação aos obstáculos que podem limitar as atividades produtivas, com reflexos diretos ou indiretos sobre o comércio e a economia, os empresários citaram a urgência de investimentos em infra-estrutura, redução da carga tributária, controle da inflação e crescimento dos juros. Em relação a investimentos no primeiro semestre de 2008, 46,36% dos empresários afirmaram que investirão em instalações, 37,64% em recursos humanos, 32,02% em modernização visual, 30,43% em equipamentos e 24,72 em novos pontos de vendas.

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