Empresariado indústrial brasileiro está mais pessimista

O índice de confiança da indústria brasileira tombou em dezembro e atingiu o pior patamar em 10 anos, mostrou pesquisa divulgada ontem. De acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 11% entre novembro e dezembro, atingindo o patamar de 74,7 pontos, o nível mais baixo desde outubro de 1998, considerando os dados com ajuste sazonal.

“O resultado consolida o quadro de diminuição da produção industrial no quarto trimestre deste ano, frente ao trimestre anterior”, afirmou a FGV em comunicado. Em novembro, o indicador também havia registrado forte queda. A confiança ficou em 84,1 pontos em novembro, o menor desde 2003.

O número de empresas mais “pessimistas” com o futuro também aumentou, segundo o levantamento. Das 1.086 empresas consultadas pela FGV, 33,8% projetam reduzir sua produção entre dezembro e fevereiro, enquanto 24,7% estimam um aumento. “Este é o pior resultado para este quesito da pesquisa desde janeiro de 1991”, afirmou a FGV.  A pesquisa foi feita entre os dias 1.º e 23 de dezembro.