Empresa japonesa faz investimentos no Paraná

A empresa japonesa Yazaki, fabricante de sistemas de distribuição elétrica para a indústria automobilística, está fechando uma unidade industrial no México para concentrar seus investimentos no Paraná. A empresa associou-se a outra multinacional, a Siemens, que tem uma fábrica instalada no município de Irati e produz o mesmo tipo de suprimento. Com a “joint-venture”, o novo empreendimento foi batizado de SY Wiring Technologies Brasil.

Em reunião com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luís Guilherme Mussi, o diretor da empresa, Artur Jorge Rua Estácio, pediu o apoio para liberar um empréstimo de R$ 550 mil junto à Agência de Fomento do Paraná. O dinheiro será aplicado na construção de mais um barracão industrial, para abrigar novos equipamentos e mais operários.

De acordo com o protocolo de intenções, a Siemens recebeu da Prefeitura a isenção de todos os tributos municipais, por um período de 10 anos; concessão por tempo indeterminado de um terreno de 50 mil metros quadrados; urbanização do local, e construção de um pavilhão de 10 mil metros quadrados.

Já o governo do Estado, comprometeu-se a dilatar a cobrança de ICMS devido pela empresa por quatro anos e disponibilizar programas de qualificação profissional. “Esses benefícios já foram concedidos. Agora, então, é o momento de a empresa dar o retorno para o povo paranaense”, afirmou o secretário Luís Mussi.

Voltar ao topo