Empresa de estudantes faz produtos ecológicos

Alunos do 5.º e 6.º período do Curso Técnico Integrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) formaram uma Sociedade Anônima Estudantil (SAE), na qual atuam no programa Miniempresa, da Junior Achievement, uma fundação educativa sem fins lucrativos que trabalha mundialmente na instrução de jovens para uma vida empresarial.

No programa, 32 alunos da UTFPR montaram a empresa ECOnceito, que busca trabalhar de maneira ecologicamente correta na produção de dois modelos de porta-retratos feitos de material recicláveis. Na empresa, os alunos colocam em prática as técnicas aprendidas durante o curso.

“É muito importante para o nosso currículo. Ao final receberemos um diploma que certamente abrirá muitas portas para nós”, diz o presidente da ECOnceito, Wellington Szrajer Gruber.

De acordo com um dos participantes, registrar o projeto no currículo é, também, um grande passo para o sucesso profissional. “A ECOnceito é essencial para podermos colocar em prática tudo aquilo que aprendemos nas aulas. É uma oportunidade única, e queremos aproveitar ao máximo”, conta o integrante da empresa Bernardo Persegani Barcellos.

Dentre todas as atividades desenvolvidas no projeto, a mais importante, segundo os alunos, acontecerá no próximo sábado, no Shopping Palladium, em Curitiba. “Vamos trabalhar como uma empresa de verdade. Iremos competir com outras miniempresas vendendo nossos produtos. Tudo que for arrecadado com as vendas será doado para instituições de caridade. Depois disso, vamos instruir as mulheres dos catadores de material reciclável a continuar com o projeto dos porta retratos”, explica Gruber.

A miniempresa é uma das atividades realizadas pela Junior Achievement, uma organização criada em 1919 pelos empresários norte-americanos Horace Moses e Theodore Vail, que tem como objetivo despertar nos jovens um espírito empreendedor, que estimule o desenvolvimento pessoal e que proporcione uma visão clara do mundo dos negócios. Ao todo, 100 países já aplicam esses programas que beneficiam, anualmente, 7 milhões de jovens.