Emprego teve o melhor fevereiro desde 1992

O nível de emprego cresceu 0,82% no Paraná em fevereiro, com saldo de 14.601 empregos. Foi o melhor fevereiro desde 92, tanto em saldo como no índice de crescimento. Até então, os melhores resultados haviam sido registrados em 2004, quando houve crescimento de 0,74% e geração de 11.750 postos de trabalho.

A má notícia é que números tão positivos não devem se sustentar ao longo do ano. De acordo com o economista Sandro Silva, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, regional Paraná (Dieese-PR), a geração de emprego em fevereiro – e nos dois primeiros meses do ano – ficou concentrada em setores pontuais. É o caso da indústria de alimentos e bebidas, com a abertura de 2.292 vagas. ?Pode ser o efeito da antecipação da safra de cana-de-açúcar?, afirmou. Já o setor de hotéis e restaurantes foi o segundo em saldo de empregos (2.177). O economista suspeita que seja reflexo dos eventos da ONU em Curitiba e, portanto, os empregos devam ser temporários. No primeiro bimestre, a construção civil também teve desempenho positivo: acumula 2.789 novas vagas. ?A gente acredita que seja por conta da operação tapa-buracos?, comentou Silva. Em outras palavras, também trabalho temporário.

Na comparação com outros estados, o Paraná teve o 10.º melhor desempenho do País (crescimento de 0,82%) – acima da média nacional, que ficou em 0,68%.  

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.