Emprego formal teve crescimento em maio

O Paraná gerou em maio 16.998 empregos formais, alcançando o melhor resultado do ano, segundo a pesquisa mensal do Ministério do Trabalho, divulgado nesta terça-feira (2). O número equivale ao surgimento de 566 novas vagas por dia, em média, no Estado. Os dados confirmam mais uma vez que a expansão dos empregos se dá com maior força nos municípios do interior, que ficaram com 13.834 novos empregos o que representou – 83,4% do total.

Na Região Metropolitana de Curitiba foram criadas 2.809 novas vagas ou 16,5% do total. Mesmo assim, a Grande Curitiba ficou entre as três regiões metropolitanas que mais geraram empregos, junto com São Paulo e Belo Horizonte. “A expansão do mercado de trabalho é o resultado mais compensador do grande processo de transformação da economia que levamos adiante nestes últimos anos”, disse o governador Jaime Lerner.

“Os números não deixam margem de dúvida. Além de mais empregos, o crescimento da economia do Paraná se dá de forma equilibrada, garantindo oportunidades para a população de todas as regiões do Estado”, afirmou Lerner. “Isso é muito importante, pois a descentralização da economia garante boas condições de vida às pessoas no local de origem, o que evita o esvaziamento das cidades do interior”.

Com o desempenho de maio o Paraná atingiu uma variação de 1,17% na oferta de trabalho com carteira assinada, ficando entre os três melhores índices no ranking nacional.

O levantamento do Ministério do Trabalho, que tem como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstrou que somados os meses janeiro a maio já são 48.684 novos empregos com carteira assinada criados no Paraná, só neste ano. Os municípios do interior ficaram com 41.995 empregos – 86,2% do total. Na região de Curitiba foram criados 6.689 novas vagas formais – 13,7% de todas as vagas do ano.

Agro e indústria Em maio, os setores que mais geraram novos postos de trabalho com carteira assinada no Paraná foram a agropecuária e a indústria de transformação. A agropecuária criou 6.342 novos empregos 37,3% do total. O setor industrial garantiu mais 5.406 novas vagas, contribuindo com 31,8% dos 16.998 empregos surgidos no mês. O comércio gerou 1.646 novos postos de trabalho, o setor de serviços mais 1.628 e o de construção civil mais 1.446 novas vagas.

O percentual de crescimento na oferta de empregos formais alcançado pelo Paraná em maio foi bem superior aos dos demais Estados do Sul. Santa Catarina ficou com um índice de 0.16 e o Rio Grande do Sul de 0,41%. O total de empregos gerados pela economia paranaenses no quinto mês do ano também superou a soma obtida pelos nove Estados do Nordeste (9.640) e pelos três do Centro-Oeste mais o Distrito Federal (10.006).

Os números de novos empregos formais no Paraná, este ano, vêm crescendo mês a mês. Em janeiro, foram 1.202 novas vagas. Em fevereiro, 5.511 empregos. Em março, o mercado registrou uma expansão maior, chegando a 8.761 novas vagas. Em abril, foram 16.312 novas oportunidades de trabalho em todo Estado. O acumulado deste ano já está a menos de 10 mil empregos do total gerado em todo ano passado (53.857).

Recorde

O diretor geral da Secretaria de Empregos e Relações do Trabalho, Newton Grein, lembra que os dados do Ministério do Trabalho confirma o recorde apresentado pelo sistema público de intermediação de mão-de-obra do Governo do Estado.

O levantamento feito com base nos números das Agências do Trabalhador indicou em maio um número recorde de 13.492 pessoas colocadas no mercado de trabalho – resultado 14% maior que o de abril e 4% superior ao do mesmo mês do ano passado.

Para obter esse marco histórico a rede de Agências contou com 18.295 vagas ofertadas pelas empresas cadastradas ao sistema. Foi a segunda maior quantidade já colocada à disposição das Agências, pouco menos que o número de maio de 2001, quando foram ofertadas 18.900 vagas.

Voltar ao topo