Empório traz agricultor para perto do consumidor

O governador Jaime Lerner e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Deni Schwartz, inauguraram em Curitiba ontem o Empório Fábrica do Agricultor. Lerner disse que o Empório é uma maneira de trazer o produtor para perto do consumidor. “Esta iniciativa gera mais empregos e renda no campo e favorece o consumidor da capital com a venda de um produto mais barato e de excelente qualidade”, afirmou.

O governador lembrou que o programa Fábrica do Agricultor está presente em todo o Estado e foi criado para garantir mais oportunidades de emprego e renda para quem vive no meio rural. “O apoio oferecido pelo governo estadual abriu novas perspectivas de crescimento para pequenos agricultores e para os municípios onde vivem”, afirmou Lerner.

Através do Empório, os produtores poderão vender a produção tanto no varejo, diretamente ao consumidor final, quanto no atacado, fechando contratos de fornecimento com redes de supermercados, hotéis, restaurantes, panificadores e mercearias, entre outros estabelecimentos. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 19h, e no domingo, das 9h às 13h.

“O Empório surge com a missão de resolver o entrave da comercialização, que é o principal problema que o pequeno produtor enfrenta”, avaliou o secretário Deni Schwartz. “O nosso agricultor sabe produzir muito bem, produz com qualidade, está cada vez mais aprimorando o caráter sanitário de seu produto e tem neste espaço uma porta aberta para o mercado consumidor”, acrescentou.

“A inauguração deste espaço é um marco no desenvolvimento do programa Fábrica do Agricultor, dando ao pequeno produtor poder de competitividade no mercado”, disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Evaldo Barbosa.

Primeira Fábrica

O secretário da Agricultura de Bom Jesus do Sul, no Sudoeste, Paulo Deola, lembrou que a primeira unidade do programa Fábrica do Agricultor, a Farbom, foi implantada no município. “A iniciativa deu certo e motivou o surgimento de mais cinco empreendimentos no município”, disse.

Deola confirma que o programa cresceu e melhorou a vida do pequeno produtor. “O nosso município é pequeno e não tem espaço no mercado urbano para venda de produtos. O Empório consolida o desejo do pequeno agricultor que sonha em se tornar grande, sem precisar se endividar e sem abandonar o que faz. É uma verdadeira injeção de ânimo no campo”, disse.

O prédio do Empório foi construído em 1947 e funcionou como a primeira leiteria de Curitiba. Mais tarde, passou para o Estado e hoje pertence à Codapar, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura. São 865 metros quadrados de área construída, num terreno de 3.268 metros quadrados, no bairro Rebouças, região central da cidade.

O Empório começa a funcionar vendendo produtos de 155 agroindústrias integradas à Associação Fábrica do Agricultor (Afagri). A expectativa é que outras fábricas se somem ao empreendimento, uma vez que o programa já conta com 1.262 unidades agroindustriais. “Temos condições de atender as já existentes e as novas fábricas que surgirem”, informou o presidente da Afagri, Laerte Pelizer Jr.

Inicialmente estarão disponíveis para comercialização 900 itens de produtos de 2.000 tipos diferentes. “O Empório fecha o ciclo proposto pelo programa. O governo estadual garante ao produtor o financiamento para início da transformação do produto, elimina a burocracia, desenvolve a marca e o design. Agora, garante a comercialização em grandes supermercados e no Empório, um local próprio e fixo”, avaliou o coordenador da Fábrica do Agricultor, Luiz Damaso Gusi.

Voltar ao topo