economia

Emplacamentos no setor de implementos caem 31,13% de janeiro a julho, diz Anfir

A quantidade de emplacamentos no setor de implementos rodoviários no período entre janeiro e julho de 2016 totalizou 37,429 mil unidades, uma queda de 31,13% em relação ao mesmo intervalo de 2015, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

“Acredito que chegamos a um ponto de inflexão na curva de queda”, diz, em nota, o presidente da Anfir, Alcides Braga. “Diante dos sinais de volta da confiança na economia, poderemos observar nos próximos meses um início de recuperação que reduziria o resultado negativo do setor.”

O segmento leve, de carroceria sobre chassis, sentiu mais a retração, com queda de 37,99% nos primeiros sete meses do ano ante o mesmo intervalo do ano passado, para 22,725 mil unidades. Nos pesados, de reboques e semirreboques, a queda foi de 16,92% na base anual, com 14,704 mil unidades.

“A parte da economia ligada ao comércio e serviços nas cidades ainda não apresentou qualquer sinal de recuperação da crise o que explica a queda generalizada em todos os setores no segmento Carroceria sobre Chassis”, afirma o diretor executivo da entidade, Mario Rinaldi, em nota.

A Anfir ainda informa que as exportações entre janeiro e julho deste ano somaram 2,191 mil unidades, uma alta de 24,07% em um ano.

Voltar ao topo