Emissão de passaportes deve se normalizar hoje

A emissão e entrega de passaportes na Polícia Federal (PF) no Paraná deve ser normalizada somente hoje. Desde segunda-feira o setor não está emitindo os documentos por causa de uma pane no sistema de computadores, que ocorre em nível nacional. O setor de emissão de passaportes está funcionando no Paraná, porém, em ritmo mais lento.

Ontem, os funcionários foram orientados pela PF em Brasília a adotar um sistema manual de armazenamento dos documentos que já estão prontos, para possibilitar e agilizar a entrega.

As emissões, no entanto, não foram retomadas ainda, mas os atendentes ao menos recolheram dados para o sistema off line para deixar tudo pronto quando o sistema online voltar.

Nos três dias (de segunda-feira até ontem), cerca de 1.300 passaportes deixaram de ser emitidos e entregues no Paraná. Ontem ainda havia muita fila na PF em Curitiba.

O tempo para fazer o pedido do documento no sistema off line chegou a duas horas. As entregas estavam levando cerca de meia hora. Por isso a orientação da chefia do setor é que só procure o órgão quem tiver urgência, até que o sistema volte ao normal.

“Continuamos dando preferência para as situações emergenciais, com comprovação de passagem. Com relação ao sistema off line, não há como dizer que vai diminuir a fila, pois ele é lento”, disse o chefe do setor da Delegacia de Emigração da PF em Curitiba, Edson Carlos Silva. Até agora, segundo ele, ninguém deixou de viajar por causa da pane.