Embratel busca acordo com credores

A Embratel informou ontem que espera fechar na próxima semana o acordo com seus credores para a renegociação da dívida que vence neste ano. Segundo a empresa, ??ainda falta fechar as negociações com alguns bancos??. Oficialmente, a Embratel só confirma a adesão do BBA à proposta de refinanciamento. Mas outros bancos, como Bradesco, Santander, Itaú e a agência de crédito EDC, já teriam aceitado a proposta. Além disso, o Bank of America, principal credor da Embratel, também já teria fechado uma posição com a operadora.

As ações da empresa registram forte alta pelo segundo dia seguido na Bovespa devido à expectativa de sucesso nas negociações. Ontem, os papéis ordinários subiram 3,63% e os preferenciais, 5,58%.

As negociações envolvem uma dívida de US$ 790 milhões que vence este ano, de um total de US$ 1,3 bilhão.

O relatório de um dos bancos envolvidos no negócio diz que ??nos termos do projeto, que já foi exibido à Anatel, a companhia propõem pagar 10% da dívida com vencimento em 2003 e 2004 em troca da aceitação da rolagem da dívida pelos bancos.?? Além disso, na data de vencimento de cada linha de crédito, a empresa pagaria mais 10%.

Além das notícias sobre a dívida da empresa, o movimento das ações da Embratel também tem sido influenciado pela possibilidade de venda da operadora para as três grandes concessionárias de telefonia fixa (Telefônica, Brasil Telecom e Telemar). Existe a possibilidade de venda da empresa a partir de julho deste ano, por meio de um fundo formado pelo banco de investimentos Bassini, Playfair & Wright.

Voltar ao topo