A Embraer inaugurou hoje (21) sua primeira fábrica nos Estados Unidos, na cidade de Melbourne, na Flórida, e tem planos ainda mais ambiciosos. Se vencer uma licitação para fornecer aviões leves de combate para o Departamento de Defesa do país, o que deve ser decidido por volta de junho deste ano, a companhia irá também ter outra unidade em Jacksonville. “Nossos planos para os EUA não são de curto prazo, são de longo prazo”, disse o presidente da companhia, Frederico Curado.

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Mas o executivo reconhece que pode ser uma disputa difícil uma vez que seu principal concorrente é uma empresa americana, a Hawker Beechcraft. “Achamos que temos o avião (o modelo Super Tucano) perfeito para a missão que eles querem. Em termos de produto a gente está muito confortável, mas a gente tem que entender que também é uma decisão política”, explicou.

Se vencer a disputa a Embraer irá fornecer até 200 aviões leves de combate ao Departamento de Defesa, num contrato de cerca de US$ 950 milhões, com início da produção prevista para 2012.

A fábrica em Melbourne é a primeira também sem parceria ou joint venture no mundo. Outra fábrica, em Évora, em Portugal, deve começar a produzir no ano que vem. A unidade americana fica nas imediações do aeroporto internacional de Melbourne onde serão fabricados inicialmente os jatos executivos Phenom 100.

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Segundo Curado, muitos dos equipamentos usados na fabricação das aeronaves são dos EUA. “Faz todo sentido ter uma fábrica aqui”, explicou. Os investimentos da nova unidade somaram cerca de US$ 50 milhões. A unidade também abrigará o centro mundial de atendimento ao consumidor.

De acordo com o presidente da Embraer, a fábrica deve atender o mercado dos Estados Unidos, mas também exportações. Curado disse que o local foi construído também para produzir a linha Phenom 300. “Vamos introduzir a linha Phenom 300 dependendo da evolução dos investimentos e também vamos ouvir nossos clientes”, disse.

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A nova fábrica tem 7.500 metros quadrados construídos, numa área de 14 mil metros quadrados, com capacidade para produzir até 80 jatos por ano. A produção deve começar em meados deste ano e o primeiro jato deve ser entregue até o final de 2011. A estimativa é de produzir 30 jatos em 2012 e 60 em 2013.

A fábrica deve empregar cerca de 200 empregados, 18 deles ex-funcionários altamente qualificados da Nasa. Todo o processo até a inauguração da planta levou três anos.

China

Sobre a fábrica da Embraer na China, Curado disse que o governo chinês ainda não decidiu se ela será fechada. A Embraer fabrica na China desde 2003 os aviões ERJ-145 em uma joint-venture com a Aviation Industries of China (Avic).

“Nós, Embraer e Avic, estamos trabalhando para não fechar a unidade e para viabilizar a continuidade. A vontade dos dois sócios é continuar, mas quem vai decidir é o governo chinês. Tem que ter paciência”, afirmou. “Mas em abril faremos a última entrega e precisamos ter uma solução até lá”, completou.