Embraer: demanda global por jato executivo deve exceder entregas em 10 anos

A Embraer divulgou as perspectivas de mercado para a aviação executiva nos próximos 10 anos. A expectativa da empresa é que a demanda global nesse período seja por 9.100 novos jatos executivos, avaliados em US$ 259 bilhões. Esse será o mercado total para todos os fabricantes e representa uma Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR, na sigla em inglês), de 3% ao ano nos próximos 10 anos. O estudo da companhia aponta que a demanda deve exceder as entregas e valor de mercado da última década, quando cerca de 8.190 jatos executivos foram entregues, totalizando US$ 198 bilhões.

O anúncio foi feito durante a Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association – NBAA2015), que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

“A nova previsão de entregas reflete uma alta potencial da demanda por parte do mercado americano e a redução da atividade nos países emergentes. As aeronaves leves e de médio porte são os segmentos que deverão ter maior participação de mercado, com cerca de 2/3 das entregas totais, se beneficiando principalmente das oportunidades nos Estados Unidos e Europa”, informa a empresa.

Dividido por regiões, a previsão do mercado global de aviação executiva estima 4.850 entregas na América do Norte, 2.100 na Europa e África, 1.500 no Oriente Médio e Ásia-Pacífico e 650 na América Latina. Por segmentos, prevê entregas de 2.420 jatos leves, 3.280 médios e 3.400 jatos grandes.

Voltar ao topo