Embaixador norte-americano defende parceria para o pré-sal

O embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, disse que os Estados Unidos têm interesse em ser “parceiros” do Brasil no financiamento de projetos para o desenvolvimento das áreas de exploração de petróleo do pré-sal. Ele lembrou que o Brasil se prepara para investir e explorar novas fronteiras e que, para isso, terá que buscar investimentos e captar recursos em outros países.

“Os EUA e outros países estão acompanhando com muito interesse o desenvolvimento de novas descobertas no setor energético. Isso não está limitado apenas ao pré-sal. Tem offshore (no mar), tem onshore (em terra), tem oportunidades no setor petrolífero em vários setores, inclusive em águas rasas”, comentou.

Sobre a crise financeira nos EUA, ele demonstrou otimismo ao comentar sobre a possibilidade de recuperação da economia norte-americana num “futuro bastante próximo”, mas admitiu que haverá um impacto dos acontecimentos recentes na economia mundial.

“Não há dúvida de que estamos todos interligados e de que na globalização não há como ser descolado. Problemas em um país, sim, afetam outros países. Há, porém, demonstrações de que a economia norte-americana poderá se recuperar e continuar a crescer. É claro que os últimos dias foram particularmente difíceis para o mercado financeiro e isso pode sim ter um impacto”, disse Clifford Sobel em entrevista à imprensa após visitar a Rio Oil & Gas.