O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, de janeiro a agosto, a Caixa Econômica Federal emprestou à construção civil R$ 23,2 bilhões, mais do que em todo o ano de 2008, o que considerou “excepcional”. Na abertura do 81º Encontro Nacional da Indústria de Construção Civil, na noite de ontem no Rio de Janeiro, Lula desafiou os empresários do setor a construir um milhão de habitações, meta, sem prazo, do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”.

continua após a publicidade

“Quero cadastrar um milhão de casas até 2010, mas não quero saber quantas vamos cadastrar, quero saber quantas vamos construir”, disse ele, pedindo as habitações prontas “para ontem”. Segundo o presidente, não falta dinheiro, mas às vezes falta projeto. Os empresários, inicialmente, propuseram construir 200 mil habitações no programa, contou.

De acordo com Lula, em seu governo o patamar da construção civil mudou e o setor ainda terá no futuro as obras ligadas à Copa do Mundo de 2014. Também disse que anunciará um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em janeiro de 2010 e que em 2015 o Brasil precisará de outro PAC.

continua após a publicidade