Eleições geram 10 mil empregos

As eleições presidenciais prometem ser uma boa oportunidade de trabalho temporário em diferentes áreas. Uma delas, que vai abrir mais de 10 mil vagas, é a de suporte técnico e logístico ao processo eleitoral. A Unisys, empresa de soluções e serviços em Tecnologia da Informação, venceu a licitação promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será responsável pelo fornecimento de 51 mil novas urnas eletrônicas.

É da Unisys, em parceria com a TMP Worldwide, consultoria internacional especializada em recrutamento e seleção, a responsabilidade pela contratação dos mais de 10 mil profissionais que vão trabalhar desde o momento da instalação das urnas até a finalização das eleições. O período de trabalho vai variar de acordo com o cargo e com a região, mas deve ficar entre 90 e 120 dias.

O candidato a uma das vagas não pode ter parente concorrendo a cargos eletivos nem ser militante ou afiliado de partido político. A formação e a experiência exigidas variam de acordo com o posto que a pessoa vai ocupar . Todas as exigências tanto de capacitação, formação quanto de período de trabalho, seguem o que consta no edital do TSE, como explica Malena Martelli, diretora de Recursos Humanos da Unisys Brasil.

Ela diz que a formação e a experiência precisam ser comprovadas com documentos. “As pessoas serão recrutadas, receberão treinamento e vão integrar os grupos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que coordenam as eleições e validam as contratações.” Segundo Malena, será dada prioridade às pessoas desempregadas. “É também um projeto de cunho social.”

Simon Franco, presidente para a América Latina da TMP Worldwide, diz que as faixas salariais ainda estão sendo levantadas e é possível que haja pequenas diferenças de acordo com a região onde a pessoa vá atuar. “Estamos realizando pesquisas simultâneas e a remuneração será adequada à realidade, ao evento e à dignidade das pessoas.”

A divulgação das vagas também depende da região. “Têm cidades que não contam com jornal diário. São, às vezes, lugares tão distantes e isolados que, de repente, um caminhão com alto-falante será a forma mais eficaz de convocar os interessados.” Escolas, associações comerciais e instituições como Senai e Senac também podem ser convocadas como parceiras para divulgar as vagas e indicar profissionais.

As inscrições deverão ter início na primeira semana de junho. Um site específico entrará no ar para permitir o cadastro de currículos dos interessados. Segundo Franco, o processo de seleção deverá ocorrer entre 15 de junho e 15 de julho. “Todas as pessoas que participarem desse projeto vão nutrir um grande orgulho de atuar na maior eleição eletrônica do planeta.”

Em 2002, o TSE atinge a marca de 409 mil urnas eletrônicas e a expectativa é que aproximadamente 114 milhões de brasileiros participem das eleições.

Voltar ao topo