Economia dos EUA cria 292 mil empregos em dezembro

A economia dos Estados Unidos criou 292 mil postos de trabalho em dezembro, informou o Departamento de Trabalho. O resultado ficou bem acima do esperado por analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que estimavam criação de 210 mil vagas no último mês do ano.

Os dados dos dois meses anteriores foram revisados para cima. Em outubro, foram criadas 307 mil vagas, ante 298 mil divulgado anteriormente. Em novembro, 252 mil empregos foram criados, ante 211 mil da primeira estimativa.

Como resultado, a economia dos EUA criou uma média de 221 mil postos de trabalho por mês no ano passado. O número representa uma desaceleração ante as 260 mil vagas mensais criadas em 2014, mas ainda é a segunda melhor média para um ano desde 1999.

Por outro lado, os salários se mantiveram praticamente estáveis. Em dezembro, o ganho médio por hora dos trabalhadores do setor privado ficou em US$ 25,24, recuo de 0,04% ante novembro, o equivalente a 1 centavo de dólar. Já ao longo do ano passado, o ganho médio por hora avançou 2,5%.

A maior parte dos postos de trabalho criados no ano passado vieram das empresas do setor privado. Empregos nas áreas de saúde, varejo e profissões liberais tendem a ser mais protegidos das pressões internacionais. A indústria, no entanto, registrou desaceleração ante 2014. Foram criadas 35 mil vagas durante 2015, bem menos do que as mais de 200 mil do ano anterior. Reflexo da queda dos preços das commodities, o segmento de petróleo eliminou 15 mil empregos no ano passado.

A participação na força de trabalho subiu para 62,6% no mês passado, de 62,5% em novembro. Ainda assim, a proporção de norte-americanos em busca de emprego se manteve perto da mínima em 40 anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo