Economia do Japão cresce pela 1ª vez após terremoto

A economia japonesa cresceu 6% no terceiro trimestre de 2011 ante o mesmo período do ano passado, apresentando seu primeiro avanço desde o terremoto e o tsunami de 11 de março. O resultado ficou levemente acima do previsto por economistas, que esperavam alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,9%. Em relação ao segundo trimestre de 2011, o PIB cresceu 1,5%.

Ofuscando facilmente o crescimento anualizado do terceiro trimestre dos Estados Unidos, de 2,5%, o dado do PIB japonês divulgado pelo Gabinete de Governo confirmou a recuperação estável do Japão, a despeito de uma série de fatores que pesaram sobre a economia do país.

Embora os economistas esperem que o Japão continue a crescer nos próximos meses, eles veem a alta do terceiro trimestre como difícil de se sustentar. Os meses de crescimento elevado puxados pelos esforços intensos para reconstruir os canais de suprimento agora dão lugar a uma fase mais moderada, enquanto a economia global em desaceleração e o iene batendo recordes de alta ameaçam as exportações. O governo do primeiro-ministro Yoshihiko Noda ainda reage de forma lenta, embaraçado por um parlamento dividido.

Um funcionário do governo japonês escalado para comentar os dados disse que este foi o período de mais forte crescimento econômico desde o trimestre de janeiro a março de 2010. As informações são da Dow Jones.