É bom o momento para o consumidor negociar taxa de juro imobiliário, diz CBIC

Este é o momento perfeito para o consumidor negociar melhores taxas de juros para comprar o seu imóvel, acredita o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

Apesar do aumento das taxas para financiamento imobiliário promovido pela Caixa Econômica Federal, Martins acredita que a desaceleração da economia favorece quem estiver disposto a comprar imóveis porque abre espaço para oportunidades de negociação.

“Aumento das taxas de juros é sempre ruim para todos, principalmente em um produto de longo prazo como no setor de construção civil”, disse ele. “Por outro lado, nós temos certeza de que haverá uma movimentação no mercado de crédito imobiliário para equilibrar os preços e atender a demanda.”

A Caixa confirmou, conforme antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, elevação em praticamente todas as linhas de financiamento imobiliário.

O maior aumento de juro promovido no âmbito do SFH ocorreu na linha voltada a servidores que além de terem relacionamento com a Caixa recebem seu salário pelo banco. O juro passou de 8,00% para 8,50%.

Já no SFI, subiu de 8,80% para 10,20%. Apesar das elevações, a modalidade servidor (relacionamento + salário) segue com o juro mais atrativo praticado pela própria Caixa.

Já no caso do SFI, as taxas balcão foram as que mais subiram, passando de 9,20% para 11,00%. No SFH, essa modalidade foi mantida em 9,15%. O aumento de juros em todas as linhas reflete, segundo o banco, a Selic, taxa de juros básicos da economia, maior.

Voltar ao topo