DRT faz carteira para trabalhador da construção

A construção civil é uma das atividades que mais concentra trabalhadores informais no Paraná. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2001 cerca de 73 mil operários não possuíam carteira assinada contra 58 mil com registro, o que representa 55% de informalidade no setor.

Para combater o problema, a Delegacia Regional do Trabalho do Paraná (DRT-PR) esteve presente, durante todo o dia de ontem, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Seconci), em Curitiba, confeccionando carteiras de trabalho a operários da construção civil e seus familiares. A iniciativa fez parte das atividades do Circuito de Segurança e Saúde na Construção Civil 2004, promovido pelo próprio Seconci.

No total, foram confeccionadas cerca de 150 carteiras, que ficarão prontas dentro de um período máximo de dez dias. “Estamos tentando esclarecer os trabalhadores sobre a importância de evitar a informalidade”, comentou o chefe de fiscalização da DRT-PR, Luiz Fernando Busnardo. “Sem registro em carteira, os trabalhadores não contribuem com a previdência, ficando desamparados em casos de acidentes e doenças, não têm direito à férias, décimo terceiro, aposentadoria e FGTS”.

Também durante o Circuito de Segurança e Saúde, trabalhadores da construção civil participaram de atividades recreativas e receberam orientações de saúde fornecidas por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Quem compareceu à sede do sindicato teve a oportunidade de, gratuitamente, medir a pressão arterial e os níveis de glicemia e colesterol.

Voltar ao topo