DRT abre também pela manhã para entregar CTPS

Para quem já fez a sua carteira de trabalho, mas ainda não buscou o documento na Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR), tem mais uma opção de horário para retirar sua CTPS. Agora o trabalhador pode buscar o documento pronto tanto no período da manhã, das 9h às 12h, quanto à tarde, das 13h às 16h30. A mudança visa agilizar os processos de atendimento da DRT e, principalmente, beneficiar o trabalhador, pois antes só era possível retirar a CTPS no período da tarde.

Segundo a atendente do Setor de Identificação e Registro Profissional (Seprof), Gisele de Souza Santos, o público tem elogiado a mudança. ?Facilitou para os trabalhadores ter mais um período para buscar a carteira?, diz Gisele.

De acordo com o funcionário do Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT), Paulo Micoski, é importante ressaltar que os trabalhadores que receberam o protocolo de retirada da CTPS com o antigo horário também podem buscar o documento no período da manhã. ?O horário mais tranqüilo para comparecer na DRT é durante a manhã e a partir das 15h30?, aconselha o funcionário. Nesses períodos, diz Micoski, a entrega do documento é praticamente imediata. Já o horário de maior movimento é das 13h às 14h30.

Como fazer

A documentação necessária para dar entrada no protocolo da CTPS é uma foto 3×4 (recente), comprovante de residência, carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento. ?Caso a pessoa seja casada é necessário trazer a certidão de casamento?, lembra a atendente do Seprof. O extrato do PIS é obrigatório mesmo para menores de idade ou para quem nunca trabalhou. O extrato pode ser retirado na Agência do Trabalhador ou na Caixa Econômica Federal.

Para fazer a carteira de trabalho são distribuídas diariamente 160 senhas, sendo realizados 100 atendimentos na parte da manhã e 60 no período da tarde, que começam a ser entregues a partir das 7h30. ?Aconselhamos que o público chegue antes das 11 horas, pois geralmente a partir desse horário não há mais senhas?, conta o funcionário do SAT. Ele afirma que, ao pegar a senha, o trabalhador é informado se será atendido de manhã ou à tarde. 

Voltar ao topo