O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinaram na noite desta terça, 29, um protocolo de intenções para início das obras do Ferroanel Norte do Estado, que será concedido à empresa de logística MRS por 30 anos. Segundo Freitas, o investimento da MRS será de R$ 3,5 bilhões, por meio de uma outorga no âmbito federal. “É o uso da criatividade. Vamos usar recursos privados, vamos utilizar outorga, para viabilizar empreendimento de infraestrutura”, disse Freitas. “Tanto o governo federal quanto o estadual esperam que as obras comecem já este ano.”

continua após a publicidade

O Ferroanel Norte será uma ferrovia com 53 km de extensão que ligará as estações Perus, na zona norte de São Paulo, a Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, na região metropolitana. A obra desviará os trens de carga que hoje dividem trilhos com os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

continua após a publicidade

Mais cedo, Doria defendeu, em evento do Credit Suisse para investidores, a necessidade de privatização das diversas estatais paulistas. Nas rodovias, destacou que 18 das 20 melhores estradas do Brasil estão no Estado de São Paulo, justamente porque foram passadas para a iniciativa privada. (COLABOROU ALTAMIRO SILVA JUNIOR). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.