Dólar acumula queda de 1,81%

O dólar fechou em queda de 0,70%, vendido a R$ 2,966, acompanhando a melhora do risco Brasil e recomendação positiva de um banco estrangeiro para os títulos da dívida do País. Na semana, a moeda americana acumulou baixa de 1,8%.

Ontem, o banco CSFB (Credit Suisse First Boston) divulgou que recomendou aos seus clientes um aumento da quantidade de títulos da dívida brasileira em suas carteiras, reforçando principalmente as compras do Global 40. Esse papel refletiu a notícia e registrou alta de 1,20%, cotado a US$ 1,05.

Como mede o retorno diário dos títulos brasileiros no mercado, o risco-país melhorou com uma queda de 4,73%, marcando 523 pontos. Nos últimos dias, esse indicador, calculado pelo banco JP Morgan, acelerou a trajetória de baixa com especulações de que uma agência de classificação de risco está prestes a melhorar a nota de crédito (“rating”) do Brasil.

Se confirmada a elevação do rating, isso favorecerá a redução dos custos da tomada de empréstimos do governo e das empresas no exterior e, por conseqüência, a entrada de dólares no país.

Voltar ao topo