Documento em defesa do charolês

Depois de dois dias (23 e 24) de intensos debates na sede da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), em Curitiba, os mais de 200 criadores, técnicos e investidores ligados à raça charolês em todo o Brasil lançaram para todo País a Carta de Curitiba, com o objetivo de estabelecer os novos rumos para o melhoramento genético da raça charolesa, ampliação e conquista de novos mercados nos âmbitos nacional e internacional.

Segundo o documento, os criadores resolvem finalmente reafirmar os propósitos de envidar esforços no sentido de promover o aprimoramento permanente da raça charolesa do Brasil, contribuindo efetivamente para o fortalecimento e crescimento do rebanho pecuário nacional. Para o presidente da Associação Paranaense de Criadores do Gado Charolês, Luís Alberto Martins de Oliveira, este Primeiro Fórum, realizado em Curitiba, é um marco novo na história da raça charolesa do Brasil. “As decisões demarcadas no fórum vão modificar o futuro da pecuária nacional”, afirmou. Dia 26 de junho as entidades se reúnem em Guarapuava.

Para o presidente nacional da entidade, André Corrêa Berta, o fórum foi uma oportunidade para que os criadores de charolês mostrem que o animal é uma grande raça e que pode conquistar o mercado mundial de carnes com a sua qualidade tanto no sabor como na maciez. “O charolês é o pai da pecuária de corte do Brasil”, assinalou Berta. Um dos objetivos do fórum, lembrou o presidente, foi desenvolver discussões que levassem informação ao mercador consumidor sobre a qualidade e precocidade do animal. “Queremos provar tecnicamente e cientificamente que o charolês é a melhor raça da pecuária de corte do mundo”, afirmou.

Voltar ao topo