Dobra quantidade de reclamações sobre tema no Procon

Ao mesmo tempo em que proliferam os sites de compras coletivas também aumentam as reclamações dos consumidores. Em todo o ano passado a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) registrou 938 atendimentos sobre o assunto –  uma média de 2,5 casos por dia. Neste ano, até maio, o órgão já contabilizou 743 ocorrências. Ou seja, 4,9 atendimentos diários, em média. Os problemas mais reclamados são: descumprimento de oferta, não entrega do produto/serviço não realizado no prazo estipulado e cancelamento de serviço.Para a advogada Cila dos Santos, do Procon-PR, o crescimento das denúncias é resultado do acesso cada vez maior das pessoas ao comércio eletrônico. Antes de adquirir qualquer produto ou serviço pela internet, ela recomenda que o consumidor verifique se o site é seguro e se consta a identificação do fornecedor, como telefone ou endereço. Para saber se o fornecedor tem muita reclamação, basta consultar www.proconpr.gov.br ou 0800-411512.Outra dica é que o comprador imprima o preço do anúncio para poder argumentar com o fornecedor em caso de descumprimento da oferta. Em caso de erro no preço, há duas situações possíveis: “se for possível cumprir a oferta, o fornecedor é obrigado a vender pelo preço anunciado, mas se ficar provado que houve um erro e o valor ficou muito distante da realidade, não há esta obrigação”. Para abrir uma reclamação contra sites de compras no Procon-PR é preciso levar algum comprovante do problema, como a impressão da oferta, nota fiscal ou recibo da transação. “A lei estadual do comércio eletrônico ajuda a regulamentar o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, reforça Cila, destacando que a empresa desobediente ao CDC pode sofrer sanção administrativa de R$ 438 a R$ 6 milhões.