Divisão de autos da Fiat dobra lucro no 4º trimestre

A montadora italiana Fiat anunciou que o lucro comercial – ganho operacional antes de itens extraordinários – de sua divisão de automóveis mais que dobrou no quarto trimestre do ano passado, superando as estimativas dos analistas, com as vendas sendo impulsionadas por incentivos para a compra de veículos na Itália.

A quinta maior montadora da Europa em volume informou que o lucro comercial da Fiat Group Automobiles atingiu 233 milhões de euros (US$ 341,7 milhões) no quarto trimestre de 2007. O resultado representa alta de 145% se comparado ao ganho de 95 milhões de euros acumulado em igual período do ano anterior. A receita da divisão de autos cresceu 13% no mesmo intervalo, para 7,2 bilhões de euros. Além disso, sua dívida líquida foi eliminada e os dividendos quase triplicaram, para 0,4 euro por ação.

Em média, os analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam lucro comercial de 213 milhões de euros para essa divisão do grupo italiano.

O lucro líquido do grupo Fiat como um todo subiu 27% no último trimestre do ano passado, para 597 milhões de euros – impulsionado pela unidade de máquinas agrícolas CNH, a fabricante de caminhões Iveco e a Fiat Powertrain Technologies.

As vendas totais do grupo atingiram 15,82 bilhões de euros no quarto trimestre, com alta de 14,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No ano de 2007, a receita do grupo totalizou 58,53 bilhões de euros. Além de representar uma alta de 13% na comparação com 2006, o montante é superior ao previsto pela companhia – aproximadamente 54 bilhões de euros.

Voltar ao topo