economia

Dívida Líquida do Setor Público sobe a 50,2% do PIB em agosto, diz BC

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) subiu para 50,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em agosto, ante 49,6% em julho (dado revisado). Em dezembro de 2016, estava em 46,2% do PIB. A dívida do Governo Central, governos regionais e empresas estatais terminou o mês passado em R$ 3,246 trilhões.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo Banco Central. A instituição previa que a relação da DLSP com o PIB chegaria a 50,8% em agosto.

Já a dívida bruta do governo geral encerrou o mês passado em R$ 4,769 trilhões, o que representou 73,7% do PIB. Este é o maior porcentual para a série histórica.

Em julho, essa relação estava em 73,1% (dado revisado) e a previsão do BC para o resultado do mês passado era de uma taxa de 74,3%. No melhor momento da série histórica, em dezembro de 2013, a dívida bruta chegou a 51,54% do PIB.

A dívida bruta do governo é uma das principais referências para avaliação, por parte das agências globais de rating, da capacidade de solvência do País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.