Disputa judicial atrasa exportação de carne

A disputa judicial do dono da Fazenda Cachoeira, André Carioba, com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) vai adiar o retorno do Paraná ao mercado livre da carne, freando as exportações. O juiz da 3.ª Vara da Justiça Federal de Londrina, Cléber Otero, concedeu na última quinta-feira uma liminar impedindo o sacrifício das pouco mais de 1.800 cabeças de gado suspeitas de febre aftosa.

Até o final da tarde de ontem, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, que estava em viagem, assegurou que a Seab não havia sido notificada oficialmente sobre a liminar. ?E pelo que temos conhecimento, a liminar é mais direcionada à União, com a solicitação da comprovação de que o gado está doente antes que seja feito o sacrifício?, explicou.

Na Superintendência do Ministério da Agricultura no Paraná, a superintendente substituta Rosilena Lima Halfen também afirmou que a notificação ainda não havia ocorrido. ?Na realidade, como se trata – até onde sabemos – de uma ação questionando o posicionamento do ministério, a notificação deve ser feita em Brasília?, acredita. Em Brasília, a informação é contrária, dando conta que se trata de uma decisão judicial na esfera estadual.

De qualquer forma, a expectativa é de que as notificações oficializando a liminar aos órgãos envolvidos na questão da febre aftosa ocorram na segunda-feira. No mesmo dia, o superintendente do Mapa no Paraná, Valmir Kowaleski, retorna de férias e deve assumir o caso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.