Disputa acirrada marca eleições na Fiesp

As eleições para a presidência do sistema Fiesp/Ciesp serão realizadas amanhã, mas os resultados continuam tão imprevisíveis quanto no início da campanha, em meados do ano passado. Os candidatos Claudio Vaz, da situação, e Paulo Skaf, da oposição, mantiveram durante todo o processo a estratégia de apresentar pesquisas que lhes asseguravam maioria de votos e de contestar os resultados positivos do concorrente. Na sexta-feira passada (20), porém, a disputa esquentou de tal forma que até a polícia foi acionada.

São Paulo (AE) – Vaz e seu candidato a vice, Nildo Masini, entraram com pedido de instauração de inquérito policial na 4.ª Delegacia de Delitos Por Meios Eletrônicos para investigar suposta mensagem de e-mail do empresário Laodse Duarte, candidato a diretor na chapa de Skaf, que acusa e diz ter provas de que Vaz e Masini têm ligação com crimes de lavagem de dinheiro ligados à Operação Farol da Colina. O e-mail teria sido enviado a associados votantes nas eleições.

No mesmo dia, Skaf circulou nota à imprensa dizendo que o suposto e-mail causou surpresa e estranheza, pois um dos membros de sua própria chapa, Francisco Ramalho Alge Júnior, também fôra citado de forma desrespeitosa na mensagem eletrônica atribuída a Duarte. E lamentou que o caso, que ele qualifica como pessoal, tenha sido usado pela chapa da situação “com propósitos eleitoreiros”.

Apesar do episódio policial, Skaf reiterou na própria sexta-feira estar seguro da vitória nas eleições de amanhã. Já Vaz tem preferido dizer, durante toda a campanha, que o resultado só será conhecido após a apuração. O fato é que a escolha do sucessor de Horacio Lafer Piva já é considerada uma das mais acirradas disputas da história do sistema Fiesp/Ciesp.

Skaf, que cumpre o segundo mandato à frente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), tem como candidato a vice-presidente da Fiesp o empresário Benjamin Steinbruch, da CSN, e João Guilherme Sabino Ometto, das Usinas da Barra e São Martinho, como vice para o Ciesp.

Vaz, empresário do setor de autopeças, é o atual diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas (Depecon) da Fiesp. Seus candidatos a vice são Nildo Masini, da Ipiranga Aços Especiais (para a Fiesp), e Fausto Cestari, da MRS Indústria e Comércio (Ciesp).

As duas eleições acontecem no mesmo dia. São 122 os sindicatos aptos a escolher a nova direção da Fiesp, enquanto 7,5 mil empresas associadas votam para definir os dirigentes do Ciesp.

Desde que entrou em campanha, em meados do ano passado, Skaf diz ter ter votos suficientes para ganhar o pleito na Fiesp – 71 de um total de 122. Mas ainda considera imprevisível o resultado da eleição para o Ciesp, segundo os consultores de sua campanha. Por sua vez, Vaz garante que tem a maioria absoluta dos votos entre as empresas que votam nas eleições do Ciesp e acredita ter o apoio de pelo menos 68 sindicatos para a Fiesp.

Embora sejam duas entidades diferentes, nunca se registrou divisão no resultado das eleições, ou seja, historicamente quem vence na Fiesp também costuma vencer no Ciesp.

Voltar ao topo