Diretor do BC teme retorno da inflação

Rio

  – Apesar de os índices de inflação estarem caindo, o diretor de política econômica do Banco Central, Ilan Goldfajn, não está seguro sobre a consistência dessa queda. Ele lembrou que o comportamento da inflação é o principal fator que rege a política monetária do BC.

– A inflação está caindo, a gente tem que continuar observando serviços e bens não comercializáveis, por exemplo, e verificar se estamos na direção correta. A grande pergunta é o que vai acontecer: se isso vai continuar ou não. É sempre uma avaliação difícil. E é por isso que a gente se reúne todo mês.

Sobre a queda da produção industrial em março, Goldfjan disse que o combate à inflação não é de graça, mas que no médio prazo também contribui para o crescimento.

Exportações

As exportações brasileiras precisam ganhar mais valor agregado para não dependerem somente da manutenção da desvalorização do real frente ao dólar.

Essa é a opinião do presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), José Augusto Marques. Ele disse que o Banco Central age de maneira correta quando decide não intervir na cotação do dólar simplesmente para ajudar as exportações.

Voltar ao topo