Diretor do BC acredita em queda de juros nos bancos

O diretor de Administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes, afirmou nesta quarta-feira que espera uma redução dos juros cobrados aos tomadores de empréstimos. “A expectativa é, de fato, a redução da taxa média do sistema”, disse o diretor do BC, na saída de um encontro reservado nesta manhã na presidência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Lopes disse acreditar que está havendo uma estabilização na inadimplência dos consumidores e uma perspectiva de redução ao longo dos anos. O movimento, ressaltou, está sendo observado pelo Banco Central.

Sem entrar em detalhes, o diretor do BC disse que, durante o encontro com os deputados, foi discutida a recente mudança nas regras de remuneração da caderneta de poupança.

Lopes também não quis comentar se a tendência da autoridade monetária é mesmo reduzir novamente a taxa básica de juros, atualmente em 9% ao ano, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). “Sobre Selic, não se discute. Selic se discute no Copom”, disse.