Diretor da Petrobras aposta em queda no preço da gasolina

A Petrobras acredita em uma queda no preço da gasolina até o final do ano. Segundo o diretor de Abastecimento da estatal, Rogério Manso, a cotação internacional tende a cair com o fim do verão nos Estados Unidos, quando o consumo é maior. Além disso, acrescentou, o dólar está pressionado exageradamente e espera-se que ceda até o final do ano. ?É perfeitamente possível que o preço caia aqui no Brasil?, afirmou o executivo.

A partir deste mês, a Petrobras passa a reajustar o preço dos combustíveis quando achar necessário, sem precisar de um prazo mínimo desde a última alteração, já que o gatilho definido anteriormente, para durar apenas 90 dias, chegou ao fim. Manso não quis dar detalhes sobre como e quando serão feitos os reajustes, limitando-se a dizer que a companhia vai manter seus preços alinhados com a concorrência. A gasolina já subiu 29% em 2002, desde a redução de 25% na virada do ano.

Segundo o executivo, apenas o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de botijão, terá seus reajustes em períodos definidos. ?Fizemos um acordo informal com as distribuidoras para manter um preço mensal para o GLP?, disse. O preço do GLP é o que mais cresceu este ano, acumulando uma alta de 63%. As distribuidoras reclamam de que os valores cobrados pela Petrobras são muito altos.

Voltar ao topo