Dirceu defende queda de juros lenta e gradual

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, voltou a dizer que as altas taxas de juros têm impedido o crescimento do País e defendeu a adoção pelo governo de medidas para redução da taxa de maneira lenta e segura. “O ministro Antônio Palocci (Fazenda) e o Banco Central têm adotado uma política de juros que é necessária para conter a inflação e reverter a situação que nós encontramos no País”, disse Dirceu, ontem, a jornalistas, pouco antes de participar do terceiro encontro dos governadores do Nordeste, que se realiza em Aracaju, capital de Sergipe.

“Isso não significa que não estejamos criando as condições para reduzi-los. Todos nós sabemos que com esses juros não haverá crescimento econômico”, acrescentou.

Entre as providências fundamentais para a redução dos juros, de acordo com o ministro, estão as reformas tributária e previdenciária, já encaminhadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional.

Para o ministro, reduzindo a inflação e fazendo as reformas, haverá corte de juros. Ele disse que o governo federal também tem adotado algumas medidas que tendem a atenuar os efeitos dos juros altos. Uma delas é a liberação de recursos para o Ministério da Integração Nacional.

“Não é reduzir juros e depois de seis meses aumentar de novo, vamos lembrar que o País tem dívida interna e externa altíssima”, observou.

Além de Dirceu, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, também participa do encontro dos governadores, que estão reunidos para discutir as reformas. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, é convidado do encontro.

Voltar ao topo