Dilma diz que crise mundial será longa

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, na cerimônia de abertura da 15ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, que o Brasil precisa estar preparado para enfrentar um longo período de crise mundial. “Essa crise que os países desenvolvidos estão passando pode levar 5, 6, 7 anos. Acaba passando, mas nesse período temos muito o que fazer”, disse. Dilma ainda afirmou que “não passamos pelos mesmos problemas deles, mas é importante que a gente perceba que todos eles acabarão saindo da crise”.

Dilma argumentou que “existe distribuição e tributação inadequada no Brasil”. “A própria tributação é inadequada, se a gente for ver que nós tributamos insumos fundamentais, por exemplo, para o desenvolvimento do País. Não conheço muitos países que tributa energia elétrica, nós tributamos”, disse.

A presidente foi além no discurso na Marcha dos Prefeitos, ao comentar os desafios internos que precisam ser superados para garantir o crescimento. “Todos nós sabemos as dificuldades pra implantá-la (a reforma tributária), como foi difícil aprovar a resolução 72. Por quase um milímetro não aprovamos a 72. E a 72 é uma das coisas mais absurdas que o País praticou. O País praticava incentivo à importação contra a produção local. Era como se tivéssemos valorizando o trabalho dos chineses, que agradecera profundamente à 72, e valorizando o trabalho dos europeus e americanos, e desvalorizando o trabalho feito aqui no Brasil”, disse.