Dia calmo para pagar aposentados

O pagamento de benefícios da Previdência nos primeiros cinco dias úteis do mês começou tranqüilo para os aposentados, que antes tinham até o décimo dia útil para receber. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, João Inocentini, no primeiro dia de vigência de antecipação de pagamento, o medo das grandes filas não se confirmou. Para ele, os aposentados em todo País estão “sendo bem tratados e estão recebendo o benefício sem fila”.

Para evitar as grandes filas, o Banco Central determinou que as agências bancárias abram pelo menos duas horas mais cedo para atender os aposentados. Em algumas agências há funcionários para explicar aos aposentados como utilizar os caixas eletrônicos.

Segundo o Ministério da Previdência Social, cerca de 9 milhões de aposentados recebiam seu benefício entre o sexto e o décimo dias úteis. Para estas pessoas o maior problema era na hora de pagar as contas. Inocentini disse que teve diversos relatos de colegas que pagavam constantemente as contas em atraso por causa da data do pagamento.

O ministro da Previdência, Amir Lando, esclareceu que não só os aposentados e pensionistas, mas que todos os benefícios serão antecipados, como o auxílio-maternidade e auxílio-doença. “O governo se esforça para servir o trabalhador brasileiro de forma respeitosa e sobretudo com qualidade.”

O aposentado que recebia seu benefício no sexto ou no décimo dia útil passa agora para o quinto dia. As pessoas do sétimo dia recebem a partir deste mês no segundo dia útil. Quem recebia no oitavo passa para o terceiro, e do nono dia receberá no quarto dia útil de cada mês.

Voltar ao topo