Dez milhões não entregam Imposto de Renda

Brasília – Faltando apenas cinco dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2003, a Receita Federal informou ontem ter recebido pouco mais da metade do número esperado. Até ontem, 9,83 milhões de contribuintes tinham entregue declarações, segundo balanço divulgado pela Receita. A expectativa do Fisco é de que 19 milhões de contribuintes apresentem suas declarações até quarta-feira.

Desde de quinta-feira passada, o sistema da Receita vem recebendo um média de 1 mil declarações por minuto. A expectativa dos técnicos da Receita é de que esse volume deve aumentar nos próximos dias, com a proximidade do prazo final, dia 30.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, orientou os contribuintes a aproveitar o fim de semana e enviar a declaração para evitar congestionamento na internet nos últimos dias de entrega. “O grande número de pessoas tentando declarar ao mesmo tempo pode sobrecarregar o sistema de telefonia, retardando a entrega”, disse o supervisor da Receita.

O contribuinte pode entregar a declaração do IRPF pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), pelo Receitafone (0300-78-0300) ou em disquete nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Também existe a opção de entregar a declaração em formulário de papel, ao preço de R$ 2,50, nas agências dos Correios.

Voltar ao topo