Devolução de cheques teve queda de 14,7% em julho

A inadimplência do cheque voltou a cair em julho. Levantamento da Serasa mostra que no mês passado foram devolvidos 2,71 milhões de cheques por insuficiência de fundos. Esse volume representa uma queda de 14,7% em relação ao mesmo mês de 2003.

O índice de inadimplência – relação entre devoluções sobre compensações – também recuou no mês passado. Em julho foram devolvidos 15,6 cheques a cada lote de mil compensados. Esse número mostra uma queda de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2003, quando 16,8 cheques retornaram por falta de fundos a cada mil compensações.

Na comparação com junho, quando o índice de devoluções foi de 14,6 cheques, houve um aumento de 6,8% na inadimplência.

De acordo com os técnicos da Serasa, o mês de julho tradicionalmente apresenta uma elevação do número de cheques devolvidos em relação a junho.

Contribuíram para esse aumento o alongamento nos prazos de recebimento de cheques pré-datados, aceitos como se fossem cheque à vista.

Nos sete primeiros meses de 2004, foram devolvidos 15,9 cheques a cada mil compensados – o mesmo índice registrado de janeiro a julho do ano passado.

Para os técnicos da Serasa, a estabilidade do número de cheques devolvidos é resultado de um conjunto de fatores que sinalizam a retomada do nível de atividade econômica, como o recuo da taxa de desemprego.

Voltar ao topo