Design como ferramenta estratégica

Promover o design como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento das empresas. Esse é o objetivo do I Encontro Ítalo-Brasileiro em Design como Recurso Estratégico, que acontece em Curitiba no mês de junho. Ontem, representantes dos dois países assinaram um acordo para a realização do evento.

Para o cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Mario Trampeti, a Itália é hoje uma referência mundial na área de design, que vai desde a linha automobilística até máquinas de utilidade doméstica. “Isso está ligado diretamente com a arte e arquitetura do país, que canalizou idéias e transformou em um produto de mercado”, disse Trampeti.

A utilização do design transformou todo o sistema empresarial de pequenas em médias empresas, acrescentou o primeiro secretário comercial da Embaixada da Itália no Brasil, Filippo La Rosa, alterando pequenos centros urbanos em grandes fontes exportadoras. Ele citou como exemplo o setor moveleiro, formado por pequenas empresas – que concentram até dez funcionários – e exportam US$ 115 bilhões por ano.

O interesse pelo Brasil, mas especificamente pelo Paraná, é em função do potencial que o Estado apresenta no setor. “Existem muitas iniciativas interessantes aqui, e temos certeza que o encontro será uma oportunidade para contatos futuros que possam se transformar em parcerias comerciais entre Brasil e Itália”, disse o cônsul. Para o secretário executivo do Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar), Afonso Celso Camargo, o Estado, nos últimos anos, vem investindo no setor, e se tornado um importante formador de mão-de-obra especializada.

Evento

Durante o encontro – que acontece no auditório do Cietep (Avenida Comendador Franco, 1481) – serão discutidos os temas Design para as Cidades, Design para Pequenas e Médias Empresas, e Design Estratégico e Universidade. As inscrições e outras informações sobre o evento podem ser consultadas através do site www.encontrodesign.com.br.

Voltar ao topo