Desemprego no Japão cai para 5,3% em setembro

A taxa de desemprego no Japão caiu para 5,3% em setembro, na comparação com a taxa de 5,5% registrada em agosto. O resultado foi menor do que a previsão do mercado, de 5,6%. O governo divulgou também que o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 2,3% setembro, em base anual, marcando o sétimo mês consecutivo de declínio.

O vice-primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse que a economia em geral mantém tendência de recuperação, mas demonstrou preocupação com as pressões deflacionárias. O núcleo do CPI caiu pelo sétimo mês consecutivo em setembro, uma vez que as commodities ficaram mais baratas do que há um ano e os consumidores continuaram a conter seus gastos em meio à persistente incerteza econômica.

O núcleo do CPI exclui os preços voláteis dos alimentos frescos. O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio – considerado um indicador da tendência dos preços no país – teve queda de 2,2% em outubro, em base anual, levemente acima das estimativas dos analistas, de um declínio de 2,1%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo